Simpósio Digital de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Conheça a agenda com os horários das palestras do SIMTIC 2016.

Conheça os palestrantes confirmados do SIMTIC 2016.

Você está com alguma dúvida? Estamos aqui para ajudá-lo!

II Simpósio Digital de Tecnologia da Informação
e Comunicação

21 a 25 de novembro de 2016

O SIMTIC se consolidou como o melhor evento digital brasileiro de TIC. Levamos a você conteúdos de altíssima categoria, a custo zero, contribuindo para a difusão de conhecimento. Obrigado a você que nos prestigiou. Obrigado aos palestrantes que dedicaram tempo e conhecimento ao nosso evento. E até 2017!

Conheça os Palestrantes do SIMTIC 2016:

Palestras online com conteúdo inédito de alta qualidade com os maiores especialistas do Brasil.

simtic_2016_face200

A Dra. Patricia Peck Pinheiro é advogada especialista em Direito Digital, formada pela Universidade de São Paulo onde é doutoranda em Direito Internacional, e possui 17 livros publicados sobre o assunto. Premiada seis anos consecutivos como uma das advogadas brasileiras mais admiradas em propriedade intelectual, recebeu duas vezes o prêmio Security Leaders e foi condecorada com três medalhas militares pelas forças armadas. É sócia-fundadora do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, da empresa de cursos Patricia Peck Pinheiro Treinamentos e do Instituto iStart de Ética Digital que conduz o Movimento Família mais Segura e que recentemente lançou o aplicativo iStartcare, criado para orientar sobre o uso ético e seguro das novas tecnologias, disponível na Google Play e na Apple Store (http://bit.ly/2cUvRxW).

Tema da Palestra: Inovação tecnológica e novas regulamentações do Direito Digital no Brasil.
Descrição: em uma realidade de transformações constantes, onde as inovações desconstroem paradigmas e põem em xeque uma estrutura consolidada ao longo de anos, as empresas precisam se preparar para enfrentar os desafios de novas demandas, estruturas organizacionais e meios de produção.

Nesse contexto de disrupção, o Direito Digital representa a fusão entre inovação tecnológica, governança corporativa, gestão de riscos, auditoria, compliance, controles internos e blindagem jurídica.

“Quando a Sociedade muda, o Direito também deve mudar e evoluir. Com as tecnologias transformando o cotidiano e as relações, consequentemente surgem demandas de regulação e proteção desse novo espaço social. Assim, a consultoria de um profissional especializado, com profundo conhecimento e experiência em direito empresarial, além de dominar os aspectos técnicos trazidos por uma Sociedade mais Digital, tornou-se fundamental”, afirma a Dra. Patricia Peck Pinheiro, sócia-fundadora do PPP Advogados.

Na atual Sociedade interconectada e de grande exposição pelo fenômeno do tempo real das mídias sociais, um vazamento de informações pode causar danos irrecuperáveis à marca, com a queda do valor das ações e o prejuízo da reputação da empresa, é indispensável o aconselhamento contínuo e especializado. O apoio de um estrategista jurídico com conhecimento técnico alinhado com o novo contexto de negócios digitais pode fazer toda a diferença para a tomada de decisões rápidas, seja para tirar proveito das oportunidades ou para evitar danos e responsabilidades.

Contato: patricia.peck@pppadvogados.com.br
Site: www.istart.org.br

 

simtic_2016_face200Professor DONIZETI de Andrade – Engenheiro de Aeronáutica (ITA, 1983), Mestre em Engenharia Aeronáutica (ITA, 1987), Master of Science in Aerospace Engineering (Georgia Tech 1992), Doctor of Philosophy (Ph.D.) (Georgia Tech 1992), Aviation Safety Specialist (University of Southern California 2002), MBA (ITA-ESPM 2003). Responsável pela concepção e implementação e coordenador executivo dos Cursos de Especialização e de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do ITA. Membro Efetivo da Comissão de Especialistas para a Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica junto ao Senado Federal (junho 2015 a abril 2016). DONIZETI é Sócio-Diretor da BrasCopter Projetos e Serviços Aeronáuticos e Mecânicos Ltda, empresa brasileira dedicada à concepção e projeto do Helicóptero AlphaOne(*).

O sucesso do projeto do Helicóptero AlphaOne pode oferecer ao Brasil sua primeira indústria de helicópteros, fechando o ciclo completo da Aviação no contexto da engenharia de helicópteros e aeronaves de asas rotativas, a exemplo do que fez a Embraer para o contexto de aeronaves de asa fixa.

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/5978469870150241

(*) O Helicóptero AlphaOne é um helicóptero tipo “world class”, de dois lugares, a pistão (opção Diesel e Avgas), com rotor principal tripá e que faz uso extensivo de materiais compósitos. Por ser projeto brasileiro, deve incorporar custo de aquisição e operação mais baixos, colocando o Brasil no seleto grupo de fabricantes deste tipo de aeronave.

simtic_2016_face200

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense/IBICT Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia com a tese “Macrocrises da Informação”. Jornalista e consultor especializado em estratégia no mundo Digital, desde 1995 com foco no apoio à sociedade a lidar melhor com essa passagem cultural, reduzindo riscos e ampliando oportunidades.

Atualmente, se dedica à implantação de projetos de Inovação Migratória em organizações públicas e privadas, incluindo Escolas em especial de Gestão e Administração.

Últimos trabalhos relevantes: capacitação em Inovação Migratória na IplanRio, empresa de tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro,  Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre, entre outros.

Professor nos seguintes cursos do Rio:  MBA de Gestão de Conhecimento e BigData do CRIE/Coppe/UFRJ, Gestão Estratégica de Marketing Digital e/ou Mídias Digitais nos cursos de Pós-graduação da Faculdade Hélio Alonso (IGEC) bem como,  em diferentes curso de pós, MBA da Universidade Veiga de Almeida, além disso, professor do IBP – Instituto Brasileiro do Petróleo.

Autor dos livros “Conhecimento em Rede” (2006) e “Gestão 3.0” (2013), publicados pela Editora Campus/Elsevier e “Administração 3.0” (2016) pela Nepô Eventos.

Selecionado como Top 15 entrevistado da Época Negócios de 2015. Escolhido como um dos 50 Campeões brasileiros de inovação, pela Revista Info, em 2007.

É autor ainda dos seguintes livros/ebooks:

Diretor Executivo da Pontonet, primeira empresa de Consultoria da Web Brasileira, fundada em 1995, que reúne em sua carteira mais de 340 projetos de consultoria estratégica em Internet, mais recentemente tem trabalhado na Vale, BNDES, Petrobras, Dataprev, Prodesp, Embrapa, Fiocruz e Natura.

http://pt.slideshare.net/cnepomuceno

simtic_2016_face200

Sócio Diretor da AXONAL, é Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). É ainda agente da Propriedade Industrial habilitado perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Atuou no laboratório Libbs Farmacêutica nas áreas de desenvolvimento de produtos, gerência de informações e desenvolvimento de negócios. Em 2002, fundou a empresa Axonal Serviços de Informação Ltda. (posteriormente Axonal Consultoria Tecnológica) e passou a realizar atividades como consultor nas áreas de patentes, informações tecnológicas e desenvolvimento de novos produtos. À frente da Axonal, também foi representante, no Brasil, do sistema de bases de dados STN International. No período de 2004 a 2009 acumulou a função de Diretor Técnico da Incrementha PD&I, empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área farmacêutica.

Como Diretor da Incrementha PD&I, co-responsável pela estruturação da empresa e pela coordenação de atividades nas áreas de novos projetos, propriedade intelectual, pesquisa pré-clínica, pesquisa clínica, assuntos regulatórios e escalonamento industrial. Atuou diretamente em processos de licenciamento e criação de plataformas tecnológicas proprietárias, tendo sido idealizador e co-inventor em diversos projetos.

Como consultor em propriedade intelectual, realizou mais de uma centena de estudos de patenteabilidade e liberdade de comercialização. Também elaborou subsídios a exames técnicos e processos de nulidade, bem como atuou no planejamento, orientação e redação de diversas patentes, com destaque ao estabelecimento de plataformas proprietárias.

Especialista em sistemas de busca de informações, proferiu treinamentos em empresas, instituições de pesquisa e órgãos governamentais, incluindo o INPI e o INT, com destaque a buscas de anterioridades, mapeamento de patentes e levantamento de informações técnicas e comerciais.

Consultor associado à AXONAL, Henry Suzuki tem como principais áreas de atuação: prospecção, indução e avaliação de novas tecnologias, estruturação de negócios de base tecnológica e direcionamento de projetos, com foco na proteção e comercialização de propriedade intelectual.

simtic_2016_face200

 

João Pedro Flecha de Lima é um executivo com 20 anos de experiência em liderança de empresas de tecnologia e startups.
Atualmente, é CEO da organização Cabos Brasil-Europa S.A. - EllaLink, uma joint-venture entre a espanhola Islalink e a Telebrás, criada para construir um sistema de cabos submarinos de alta capacidade e baixa latência, ligando diretamente Europa e Brasil.
Flecha de Lima também atuou como Head da Divisão Mobile da Samsung Brasil, expandindo a marca no segmento premium. Também reestruturou a divisão de Vendas no Varejo para garantir a posição da Samsung como líder em telefonia móvel no Brasil.
Liderou ainda a entrada da multinacional Technologies Huawei no País em todas as operadoras brasileiras, onde atingiu a liderança e/ou vice-liderança de vendas em cada uma delas.
O Executivo também teve passagens em outras importantes organizações como o ABN Amro Bank, McKinsey & Company e Banco Pactual.
João Pedro Flecha de Lima possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Columba em NY, além de ser bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília. O executivo também detém a certificação de conselheiro outorgada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Tema da Palestra: Infraestrutura de redes submarinas entre continentes.

Descrição: A palestra tem como objetivo discutir de forma didática a Infraestrutura de redes submarinas entre continentes, analisando como elas podem ser importantes para promover a qualidade das conexões entre Nuvens (cloud computing), gerando benefícios para empresas, governos e usuários de tecnologia.

simtic_2016_face200

Leonardo Carissimi é líder da Prática de Segurança para América Latina da Unisys. Em junho de 2015, Leonardo integrou-se à nova organização Global de Segurança da Unisys, para conduzir sua operação na América Latina. Nesta função, a sua missão é oferecer soluções inovadoras de segurança para os clientes da Unisys na região, a fim de proteger e habilitar o crescimento de seus negócios. Excelência operacional e crescimento com rentabilidade são prioridades em sua agenda, enquanto assegura o alinhamento da organização de segurança com a estratégia global da empresa. Suas responsabilidades incluem o desenvolvimento de talentos; portfólio de produtos e serviços; abordagens de mercado (go-to-market); suporte ao desenvolvimento de negócios e atividades de pré-vendas; serviços de consultoria e serviços gerenciados; e gestão de resultados. Leonardo possui bacharelado e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) – ambos no Brasil, onde ele nasceu e vive. Ele também possui algumas das principais certificações da indústria – como CISSP (Certified Information Systems Security Professional) e ISO 27001 Lead Auditor. Suas habilidades incluem proficiência completa em Português (nativo), Inglês e Espanhol. Com mais de 20 anos de experiência na indústria de Segurança, ele ocupou cargos-chave dentro da Unisys desde que se juntou pela primeira vez em 2002, bem como em outras empresas como a Value Team, Modulo Security e Peta Security – esta última uma experiência intensa de 4 anos como empreendedor desenvolvendo seu próprio negócio. Durante estas duas décadas, desenvolveu sólida formação técnica que utiliza juntamente com habilidades de gestão, de negócios e liderança para proteger e fazer crescer os negócios onde atua. Trabalhou em atividades de gestão, pré-vendas e entrega de serviços de consultoria e serviços gerenciados em algumas das maiores empresas do Brasil e da América Latina. Com sua experiência técnica e de negócios, Leonardo desenvolveu também uma atitude de “Segurança Positiva”, na qual enfoca a segurança como uma força habilitadora da inovação - não como um fator inibidor das mudanças no mundo da tecnologia e dos negócios.

Links:

http://www.unisys.com.br/
https://unisyssecurity.com/
https://www.linkedin.com/company/unisys
https://www.facebook.com/UnisysCorp
https://twitter.com/unisyscorp
https://www.linkedin.com/in/leonardocarissimi

Título da Palestra: O papel da microssegmentação na segurança cibernética.

Descrição: O ano de 2015 foi conhecido como "O Ano dos Incidentes de Segurança Cibernética", no entanto, não há muita diferença em relação ao que vimos em anos anteriores. Sempre que o público é exposto a uma "violação em massa", ela é maior e mais destrutiva. As empresas têm investido em afastar o malware, sem deixar de monitorar todos os eventos de segurança que ocorrerem. Porém, há um consenso cada vez maior de que os negócios digitais não serão capazes de afastar cada adversário ou ameaça. Assim, se faz necessária uma nova abordagem de segurança, que compreenda esse novo momento das empresas, e assuma que os criminosos entrarão de alguma forma/em algum lugar/em algum momento, mas que os estragos causados por eles devem ser localizados e limitados. A microssegmentação assume esse papel, com uma abordagem totalmente nova que facilita sua implementação e seu gerenciamento, de maneira muito mais segura e inclusiva. Ela adota novas tecnologias, como as nuvens e a mobilidade, assim como os novos modelos de negócios (como as cadeias de abastecimento integradas), e gera resultados reais, que são econômicos em termos de recursos financeiros e de segurança.

simtic_2016_face200

Renilton Soares de Oliveira, Diretor Executivo, Conjecto é Mestre em Ciência da Computação pela University of Florida (EUA). MBA pela COPPEAD (UFRJ). Bacharel em Ciência da Computação (UFC). Possui certificações em importantes plataformas analíticas (Alteryx, SAP Business Intelligence, Microsoft, Tableau). Durante mais de 25 anos de atuação profissional, tem exercido funções de consultor e gestor em diversas empresas onde atuou no Brasil e exterior. Atualmente é diretor executivo da Conjecto, empresa do Grupo Fortes especializada em soluções de inteligência de negócio e gestão corporativa. Palestrante em eventos locais e nacionais promovidos por entidades como IBEF, CDL, CRC, ABEP, e InfoBrasil.

Links:

Empresa: http://www.conjecto.com.br
Blog: http://blog.opovo.com.br/bigdata/
http://twitter.com/renilton
http://br.linkedin.com/in/renilton
http://lattes.cnpq.br/4234832834303841

Título da sua palestra: Big Data: Uma nova dimensão para os dados e sua influência nas empresas e na sociedade

Descrição: O aumento exponencial no volume de dados que empresas e pessoas produzem e são expostas nas mais diversas situações do seu dia a dia tende a influenciar fortemente a maneira como elas se relacionam e as decisões que vão definir o resultado de suas ações e até mesmo a sua sobrevivência. Essa influência depende da habilidade em analisar e entender os fatos e fazer inferências que estão diretamente relacionadas aos dados que se acumulam nas empresas e instituições que os coletam, processam, e publicam em uma velocidade cada vez maior. Dessa forma, para tirar proveito dessa imensa quantidade de informação e transformá-la em conhecimento útil e relevante para quem eventualmente possa ser beneficiado ou afetado por ela é fundamental que se tenha uma compreensão adequada e profunda das características que definem esses dados e de como eles se relacionam. Buscando essa compreensão, tem se tornado frequente e urgente a demanda por soluções analíticas de alto desempenho e de fácil uso e implementação em todos os níveis das organizações. O objetivo dessa palestra é apresentar as principais características e tecnologias relacionadas ao Big Data e como ele pode influenciar positivamente a gestão de instituições públicas e privadas.

simtic_2016_face200

Renato Marchi, Sales Engineer Brazil / WatchGuard Technologies Inc é formado em Engenharia com MBA Internacional e mais de 7 anos de experiência no mercado de TI, tive a oportunidade de aprender e trabalhar com diversas tecnologias. Focando meu desenvolvimento em Networking, tive a oportunidade de atuar em todo o ciclo de vendas com diversas tecnologias como Segurança, Wireless, Routing, Switching e Telefonia IP em diferentes mercados. Hoje sou o responsável técnico no Brasil pela WatchGuard Technologies, uma empresa americana que atua a mais de 20 anos no mercado de segurança, oferecendo soluções multifuncionais flexíveis e escaláveis de gestão de ameaças para empresas SMB e Enteprise.

Links:
Linkedin Renato: https://br.linkedin.com/in/renatomarchi
Linkedin WatchGuard: https://www.linkedin.com/company/watchguard-technologies
Facebook WatchGuard Brasil: https://www.facebook.com/watchguardbrasil/

Título da Palestra: Visibilidade no ambiente de SI.
Descrição: A importância de visibilidade em segurança da informação e suas vantagens.

simtic_2016_face200

Richardson Lima mora no Brasil com sua família. Tem um foco em automação de infra-estrutura, gerenciamento de configuração, ferramentas de orquestração de serviços, alta experiência com a implantação, administração e manutenção de serviços em um ambiente de computação de grande porte. Conhecimento prático de Web Pentest (Ethical Hacking), Servidores virtuais em nuvem, Docker Containers, Gestão de Web Apps, Armazenamento de dados escalável, Global Content Delivery Network ( CDN ), automação de deployment de IaaS, e Firewalls. Richardson tem experiência prática com vários sabores de Linux ( Red Hat Enterprise Linux, Debian, Ubuntu Server) e BSD Unix ( FreeBSD, OpenBSD), adotou a cultura DevOps cerca de 2 anos, desenvolve ferramentas DevOps usando linguagem Python e Shell Scripting para trabalhar com APIs de IaaS e compartilhá-lo com seus colegas ao redor do mundo.

Links:

Site: http://www.richardsonlima.com.br
Blog: http://blog.richardsonlima.com.br
LinkedIn: https://us.linkedin.com/in/richardsonlima
Twitter: https://twitter.com/Infradevops

Título da Palestra: Os benefícios do movimento dos micro serviços e conteinerização.

Descrição: Para muitos, inclusive os que não o conhecem o conteito de Microservices parece soar como a implantação de ambientes em algo semelhante ou igual a virtualização, mas é nada mais que a implementação de uma arquiterua em container, e atualmente este tipo de prática tem sido representada com o uso do Docker, e o mesmo tornou-se sinônimo do desenvolvimento e implementação a nível de Microservice. O avanço do conceito tem sido nada menos que surpreendente, e surgiu a partir de um projeto open source chamado dotCloud. A tecnologia em questão tem sido apresentada praticamente em todas as conferências de tecnologia, está sendo adotada na maioria das implementações de PaaS, contando com um variado e notável financiamento por parte de startups e grandes corporações. Do ponto de vista de Microservices a questão é, o quão importante é o mesmo, como deve ser usado, melhores práticas e abordagens para utilizar a tecnologia, benefícios significativos, se o mesmo pode ser implementado em tudo ou em ambientes e contextos específicos?

simtic_2016_face200

Gustavo Morais trabalha na IBM e é IBM Technical Specialist. Gustavo é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco e Gestão em Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro.
Atualmente possui 33 Certificações Oficiais nas tecnologias de Hardware, Virtualização e Cloud Computing.

Links:

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/gustavoamorais
Twitter: @GustavoAngelim1

Título da Palestra: A nova era da Computação Cognitiva.
Descrição: A palestra abordará as novas tendências do mercado de tecnologia da informação no desenvolvimento de inovação através da tecnologia Cognitiva. Quais são os primeiros resultados? Qual a visão da sociedade e da industria em relação aos benefícios? Qual o legado para as próximas gerações?

 

.

simtic_2016_face200

Vinicius Perrott, Consultor de Soluções da Lanlink em soluções em Cloud Microsoft, atuando no mercado de infraestrutura há mais de 12 anos e nos últimos 7 anos desenvolvendo negócios em nuvem nos principais setores e segmentos nos mercados públicos e privados nas regiões norte e nordeste do Brasil.
Formado em MBA de Gestão de Projetos e Sistemas de Informação pela Estácio de Sá, foi professor na UniNassau de Recife e possuindo diversas certificações nas mais novas tecnologias de nuvem Microsoft.

Links:

https://br.linkedin.com/in/vinicius-perrott-32541b15

Título da Palestra: Nuvem! E agora? Planejando de forma correta carreira e projetos.

Agenda:
• Estou preparado para atuar no mercado de nuvem?
• Posicionamento profissional com foco em nuvem é o caminho?
• Como elaborar um plano de projeto para serviços em nuvem?
• Qual momento certo para migrar para nuvem?
• Nuvem pública, privada, híbrida, comunitária, o que isso tem a ver comigo?

simtic_2016_face200

Thiago de Marco é graduado em Comunicação Social pela UMESP e Pós-graduado em gestão de marketing (Certificate in Marketing Management) pelo INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa (antigo IBMEC SP), atua no mercado de TI, educação corporativa e negócios há 10 anos no instituto HDI, sendo responsável pelo relacionamento comercial, institucional e estratégico frente ao mercado de tecnologia da informação no Brasil. É reconhecido por iniciativas práticas que geram resultados desde o início de sua carreira, pelo bom relacionamento interpessoal com executivos de diversos países, e por sua facilidade em criar e expor ideias e conquistar mercados.

Dentre as principais características, destacam-se a capacidade de relacionamento, criatividade para soluções práticas, forte habilidade de argumentação e comunicação, empreendedorismo, pesquisa, parcerias com universidades, bom humor, relacionamento internacional, vendas complexas, gestão de clientes, soluções de marketing para negócios, eventos e foco em atingir resultados.

 

simtic_2016_face200

Fernando é Mestre Mídia e Tecnologias, Graduado Comunicação Social - Jornalismo, Empreendedor, Coach, Master Practitioner PNL, Experiência em Produção de Conteúdo para a Internet, Comunicação Digital, Palestrante na Escola de Inovadores – Fatec Jahu, Mentor e Agente no InovAtiva 2016, Avaliador do Prêmio Inova Paula Souza 2015 e InovAtiva 2016 (MCT), Membro do Conselho da Viking Network, Idealizador e Condutor do Projeto Atitudes Empreendedoras.

Links:

Site: http://www.atitudesempreendedoras.com
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fernandotobgyal
Facebook: https://www.facebook.com/tobgyal
Fanpage: https://www.facebook.com/AtitudesEmpreendedoras/
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0730385161644022
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7418-3549

Título da Palestra: A persona grata nos negócios digitais.

Descrição: O marketing digital está em ambientes tão diferentes e exige que você apresente seu produto ou serviço e que tenha uma comunicação afinada, você agora tem que pensar muito, identificar seu discurso. Com quem você quer conversar? A velha estratégia do público-alvo não funciona mais. O esforço, já se comprovou, é caro e em geral não funciona tão bem assim. Como encontrar então o seu público? Os velhos 4P saíram correndo do mercado digital, tanto é que fatores como tempo e geografia não interessam mais tanto assim. O conceito de persona aparece para ajudar a conversar com o seu público, com o seu cliente, com aquele que vai estar com você todo o tempo, o tempo todo. Você é o centro da conversa.

simtic_2016_face200

Profissional Sênior de Segurança da Informação, consultor, instrutor e palestrante, atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, exercendo atividades como Técnico e Analista de Suporte, Analista de Segurança Sr., Security Officer e Supervisor de Infraestrutura e Segurança.

Desenvolveu atividades em empresas brasileiras e multinacionais, tendo participando no Brasil e no exterior em projetos de segurança de diversos segmentos como Educacional, Financeiro, Telecomunicações, Saúde, Agroindústria, Indústria Alimentícia, Naval, Metal-Mecânica e Têxtil.

Recebeu no ano de 2016 a premiação ‎ISACA ‎CISM Geographic Excellence Award pela maior pontuação da América Central / América do Sul no exame CISM de junho de 2015

Geek convicto, mergulhador autônomo e amante incondicional da leitura, cinema e dos videogames.

Principais certificações:
ITIL® Expert.
Certified Information Systems Security Professional (CISSP®).
Certified Information Security Manager (CISM).
Certified in Risk and Information Systems Control (CRISC).
ISO 27001 Lead Auditor.
EXIN Certified Integrator Secure Cloud Services.

Links:

http://claudiododt.com
https://br.linkedin.com/in/claudiododt
https://twitter.com/cdodt

Título da palestra: Segurança da Informação: Como usar uma abordagem pragmática para criação de uma estrutura de proteção efetiva, agregando valor ao negócio.
Descrição: Segurança da Informação é um assunto amplamente discutido em negócios de todas as verticais e tamanhos. Entretanto, para muitas empresas, essa disciplina ainda é encarada como burocracia excessiva e um custo não justificável.
Aonde se encontram as falhas nesse modelo? Será que é suficiente apenas seguir as cartilhas de boas práticas? Será que o negócio é incapaz de ver Segurança como uma disciplina estratégica? Ou será que essa deficiência reside em CIOs, CISOs e demais profissionais de segurança da informação não conseguem demonstrar o valor em termos de negócio?
Em um cenário onde a cada dia surgem novas ameaças com poder de paralisar completamente operações críticas, vamos discutir o que é necessário para se adotar uma abordagem pragmática, adequada a realidade da organização, entregando muito mais que a “mera proteção”, e sim funcionado como subsidio a capacidade estratégica e operacional corporativa.

simtic_2016_face200

Alexandre Machado é mestre em informática aplicada pela Universidade de Fortaleza, MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade 7 de Setembro. Atualmente é Gerente do Centro de Gerenciamento de Serviços da Lanlink. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em gerencia de projetos de ti atuando principalmente nos seguintes temas: gerencia de tecnologia da informação, desenvolvimento de sistemas, treinamentos, gerencia de projetos, engenharia de software e gerencia de serviços de TI. Atua também como professor de cursos de graduação e pós-graduação na Estácio Ceará.

Links:
https://www.facebook.com/alexmoita
https://br.linkedin.com/in/alexmoita

Título da palestra: Perfis profissionais que atuam com melhores práticas em serviços.

Descrição: O que há de mais importante nos serviços de TI nos dias de hoje? Na minha opinião é ter as pessoas certas nas posições corretas. Com uma necessidade de mais qualificação, mais conhecimentos, por parte dos profissionais, com a finalidade de ter um melhor atendimento é essencial. Nossos clientes estão cada dia mais dependentes, e exigentes dos serviços de TI. Quero demostrar quais profissionais, e quais perfis são preponderantes para o bom funcionamento de uma central de serviços, demostrando quais qualificações e habilidades são importantes, para cada um dos profissionais que trabalham em uma central de atendimento.

simtic_2016_face200

Cícero Campelo, CISSP - Diretor de Soluções da Trust Control. Trabalha há 20 anos com Tecnologia de Informação e os últimos 14 anos com Segurança da Informação. Já participou de diversos projetos de infraestrutura de TI e Segurança da Informação em empresas de grande porte.

Título da palestra: Como se prevenir contra ataques de Ransomware.

Descrição: Uma visão geral sobre os ataques de Ransomware e as recomendações de mercado de prevenção.

simtic_2016_face200

Marcus Fábio Fontenelle é Perito em Computação Forense (Judicial e Extrajudicial), Vice-presidente da APECOF (Associação dos Peritos em Computação Forense do Estado do Ceará) e Diretor de Educação da Energy Telecom Academy.
Formação: Bacharel em Informática, Especialista em Sistemas de Telecomunicações e Mestre em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Cursos de extensão no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Cambridge/EUA na área de Cibersegurança.

Carreira: Perito em Computação Forense (Judicial e Extrajudicial), Vice-presidente da APECOF (Associação dos Peritos em Computação Forense do Estado do Ceará), Diretor de Educação da Energy Telecom Academy, Membro da ASEGI (Associação Brasileira dos Profissionais e Empresas de Segurança da Informação), Membro da ISSA-Brasil (Information Systems Security Association – Associação de Segurança em Sistemas de Informação) e Coordenador do Curso de Pós-graduação em Segurança da Informação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Certificações: Comptia Network+, Comptia Security+, Information Security Foundation based on ISO/IEC 27002 (ISFS), ITIL Foundation Certificate in IT Service Management (ITILF), IT Service Management based on ISO/IEC 20000 (ITSM20F), Furukawa Data Cabling System+ Fluke Metalic Cable Test Certification, Linux Professional Institute Certified – Level 1 (LPIC-1) e Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE).

Site: www.apecof.org.br

Blog: www.marcusfabio.com.br

Twitter: twitter.com/marcusfabiof

Linkedin: br.linkedin.com/in/marcusfabio

Facebook: www.facebook.com/profmarcusfabio

Tema: Desmistificando Crimes Digitais.
Resumo da Palestra: Os crimes praticados pela e na Internet estão cada vez mais se popularizando. Ainda há muitas pessoas que cultivam a falsa sensação de que o ambiente virtual é uma terra sem leis. A grande maioria dos crimes digitais são crimes que podem ser enquadrados em alguma lei já vigente, mas que muitas vezes apenas o meio de realização desses crimes é diferente, ou seja, são crimes cometidos através do uso de um dispositivo informático (smartphone, laptop, computador de mesa ou tablet). O objetivo da palestra é desmistificar estes crimes e comentar sobre os procedimentos a serem adotados caso um indivíduo venha a se tornar uma vítima.

Um evento Online e Gratuito!

O SIMTIC - Simpósio Digital de Tecnologia da Informação e Comunicação, foi realizado pela primeira vez em 2015 e superou as expectativas de público e qualidade. Com altas notas de satisfação, o SIMTIC 2015 levou para milhares de profissionais, de forma gratuita, conteúdo de excelência, qualidade e de grande relevância para desenvolvimento profissional.

O evento teve o apoio institucional e a participação das maiores empresas de TIC do mundo: Microsoft, IBM, Cisco, CA, Autodesk, HDI, Vmware, Westcon, Unisys, WatchGuard, Symantec, Check Point, Blue Coat, StatSoft, dentre outras.

O SIMTIC 2016 será realizado durante cinco dias, entre os dias 21 a 25 de novembro de 2016.

Todos os dias, haverá uma palestra keynote, com um tema relacionado ao mercado, sem a preocupação técnica (tecnologia), mas de notório conhecimento e especialização.

O objetivo do SIMTIC 2016 é continuar promovendo a transformação no mercado de TIC, por isso as palestras e entrevistas continuarão sendo oferecidas, no horário programado, sem nenhum custo para todos os inscritos. Isso mesmo, o Simpósio será mais uma vez totalmente gratuito para os profissionais que participarem do evento e assistirem as palestras nos horários pré-determinados. Optamos por essa modalidade pois queremos abranger a maior quantidade possível de profissionais de TIC, além de estabelecer uma oportunidade de inclusão e efetivamente produzir transformação em nosso meio.

Esta será a sua oportunidade de adquirir conhecimento e agregar ainda mais valor à sua carreira assistindo às dezenas de palestras do evento.

Confira a agenda de palestras do SIMTIC 2016:

Atenção ao Horário de Verão: As palestras acontecerão no horário oficial de Brasília.

Dia 21/11/2016 - 1o Dia de Evento:

09:00 – Dra. Patricia Peck Pinheiro: Inovação tecnológica e novas regulamentações do Direito Digital no Brasil.

11:00 – Gustavo Morais: A nova era da Computação Cognitiva.

15:00 – Alexandre Machado: Perfis dos profissionais que atuam com melhores práticas em serviços.

17:00 – Renilton de Oliveira: Big Data: Uma nova dimensão para os dados e sua influência nas empresas e na sociedade.


Dia 22/11/2016 - 2o Dia de Evento:

09:00 – Professor Donizeti de Andrade: Inovação na Indústria Aeronáutica .

11:00 – Vinicius Perrott: Nuvem! E agora? Planejando de forma correta carreira e projetos.

15:00 – Renato Marchi: A importância de visibilidade em segurança da informação e suas vantagens.


Dia 23/11/2016 - 3o Dia de Evento:

09:00 – Professor Carlos Nepomuceno: Administração 3.0: o fim da gestão e o início da curadoria.

11:00 – Richardson Lima: Os benefícios do movimento dos micro serviços e conteinerização.

15:00 – Fernando Tobgyal: A persona grata nos negócios digitais.

17:00 – Marcus Fábio Fontenelle: Desmistificando Crimes Digitais.


Dia 24/11/2016 - 4o (Penúltimo) Dia de Evento:

09:00 – Henry Suzuki: Patentes e Informações Tecnológicas: O que todo mundo deveria saber.

11:00 – Leonardo Carissimi: O papel da microssegmentação na segurança cibernética.

15:00 – Thiago de Marco: A preocupação atual dos decisores de TI.


Dia 25/11/2016 - 5o (Último) Dia de Evento:

09:00 – João Pedro Flecha de Lima: Infraestrutura de redes submarinas entre continentes.

11:00 – Claudio Dodt: Segurança da Informação: Como usar uma abordagem pragmática para criação de uma estrutura de proteção efetiva, agregando valor ao negócio.

15:00 – Cícero Campelo: Como se prevenir contra ataques de Ransomware.


Conheça os temas do SIMTIC 2016:

  • Inovação

    Inovação é quando uma ideia atende às necessidades e expectativas do mercado, é viável do ponto de vista econômico e sustentável, e oferece retorno financeiro às empresas.

  • Computação em Nuvem

    Refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

  • DevOps:

    O movimento DevOps foca em aperfeiçoamento da comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e administradores da infra de TI. O DevOps reconhece está interdependência entre desenvolvimento de software e infra, desta forma, contribui de forma efetiva para a organização da produção de softwares e serviços de TI, aumentando expressivamente a eficiência e a rapidez.

  • Segurança da Informação:

    A segurança da informação está diretamente relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São características básicas da segurança da informação a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais.

  • Governança de TIC

    O termo Governança de TIC tem suas origens no conceito de Governança Corporativa. A Governança de TIC é o alinhamento estratégico para o negócio obter o máximo valor do desenvolvimento e manutenção de controles efetivos da TIC orientados ao controle de custo,  gestão do retorno dos investimentos relacionados e gestão dos riscos associados.

  • 1

    Quando o Simpósio vai acontecer?

    O Simpósio vai acontecer dos dias 21 a 25 de Novembro, de maneira totalmente online e gratuita. Se inscreva para ficar por dentro!

  • 2

    Como funciona a inscrição?

    Basta cadastrar seu nome e e-mail aqui e você estará pronto para participar! Todas informações serão enviadas por lá.

  • 3

    Por onde devo assistir as palestras?

    Disponibilizaremos um link para a Sala de Transmissão Virtual horas antes da palestra – é só clicar lá, puxar a cadeira e curtir o evento!

  • 4

    Poderei assistir às palestras fora dos horários estipulados?

    As palestras só estarão disponíveis nos horários estipulados.

  • 5

    Quanto custa para participar?

    Nada, é de graça!

  • 6

    Quanto tempo duram as palestras?

    As palestras duram em média de 30min a 60min.

  • 7

    Vai ter certificado?

    Emitiremos certificados para quem adquirir participar de 70% das palestras. Para comprovar sua participação, deve preencher a pesquisa de satisfação, após a palestra.

Patrocínio e Apoio Institucional:

SIMTIC e Scipientia são Brands que pertencem a Lanlink Informática Ltda. Todos os direitos reservados.

Facebook

Google+

Twitter